sábado, 7 de abril de 2007

Entrevista:ADRIEL DE ALMEIDA - O JASPION BRASILEIRO


Talvez alguns já tenham lido essa entrevista em alguns sites em que eu era colaborador,mas enfim para quem ainda não leu,aqui vai a entrevista que eu fiz com o ADRIEL DE ALMEIDA no ano passado,onde eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente em RECIFE-PE.
OBS:essa entrevista contém partes inéditas que não foram veiculadas em nenhum site!

Com vocês Adriel de Almeida,o eterno JASPION!!

LUIZ GUEDES - Você realmente é mestre em artes marciais?quais os estilos que você pratica?Já participou de algum campeonato?

ADRIEL ALMEIDA - Sim,eu já sou um sifu,um jovem mestre do estilo Garra de Águia.Além de praticar o estilo de luta Shuai Chiao Judô Chinês,Tai Chi Chuan,Muay Thai e Wu Shu Moderno.Dos campeonatos eu sou bicampeão brasileiro de kung-fu na modalidade de Wu Shu Luta e na categoria formas sou campeão brasileiro,campeão brasileiro de tai chi chuan,campeão do killer combat e campeão interestadual de Shuai Chiao...

LUIZ GUEDES - Com quantos anos você se interessou e ingressou nas artes marciais?Você ainda dá aula de artes marciais?Onde?

ADRIEL ALMEIDA - Eu comecei a praticar com 16 anos e continuo até hoje,quanto as aulas eu tenho a minha associação de kung-fu na zona leste de São Paulo em Itaquera que se chama SKIGAWK - Shao Lin Kung-Fu Itaquera Garra de Águia Wu Shu Kuo Shu.

LUIZ GUEDES - Agora conte-nos um pouco do Circo show,em que ano iniciou e acabou asapresentações do Tokyo Space?

ADRIEL ALMEIDA - Bom antes de iniciarmos o show nós tivemos uns 4 meses de ensaio,e em 05 de março de 1988 estreamos no palácio das convenções do Anhembi,e o ultimo show que nós fizemos foi em 27 de setembro de 1992 em BH.

LUIZ GUEDES - Antes do espetáculo do Jaspion e Changeman estrear no circo show você assistia aos seriados?ou só foi conhecê-los após ter a oportunidade de atuar no circo?

ADRIEL ALMEIDA - Sim,assistia pois eu sempre gostei e acompanhava essas series.

LUIZ GUEDES - Como lhe escolheram para fazer os personagens principais nos espetáculos?

ADRIEL ALMEIDA - Bom esta historia é mais cumprida.O meu amigo Tadashi que depois passaria a ser o jaspion civil me convidou para assistir um ensaio dos personagens e eu apenas estava ali de telespectador quando o diretor da peça,Nelson Machado,mandou que um dos dublês fizesse uma cena um tanto quanto perigosa e como o atleta se recusou a fazer eu disse que faria então começou minha trajetória no jaspion como soldado e após 6 meses eu comecei a atuar como jaspion em seguida como Change Dragon e daí em seguidafoi só alegria,então eu comecei e terminei.

LUIZ GUEDES - Você chegou a conhecer o dono da Everest Video?o Toshihiko Egashira?O espetáculo foi idéia dele mesmo?

ADRIEL ALMEIDA - Sim,e eu conheci o Toshi Egashira e o Wilson Katakura**eles eram sócios na época e ambos foram responsáveis pela vinda dos seriados live-actions ao Brasil.

LUIZ GUEDES - Quando iniciou as apresentações do circo,você esperava tamanho sucesso e tamanha repercursão?você se lembra do número record de público?onde foi?

ADRIEL ALMEIDA - Não,esperávamos um sucesso mas não tanto como foi,e posso dizer que foi muito bom poder alegrar todas aquelas crianças que até hoje lembram com muito carinho daquela época mágica.

LUIZ GUEDES- Quais as roupas dos personagens que o Sr.Toshi trouxe?Você chegou a utilizar todas elas nas apresentações? se não,explique-nos o porque.

ADRIEL-Jaspion,Changeman,Flashman,Metalder,Cybercops,Spielvan,Soldados Hidler,Soldados Zolor,Soldados Da Kilza o mostro Panqlera o Mostro Blandar.Eu fiquei 6 anos com o show e foi maravilhoso.A do Black Kamen Rider eu não cheguei a usar porque era muito apertada em mim.

LUIZ GUEDES - Nessas séries de Tokusatsu são utilizadas dois tipos de fantasias,uma feita de um material mais confortável para que os dublês possam realizar as cenas de ação sem se machucar,e outra feita de um material mais "pesado",as chamadas armaduradas de close.Quais foram as fantasias utilizadas nas apresentações que o Sr.Toshi trouxe do japão?As armaduras de ação ou as de close?

ADRIEL ALMEIDA - As do Jaspion vieram duas,uma de ação e uma de close,mas eu usava mais a de close pois era muito difícil ficar trocando as roupas em cena.

LUIZ GUEDES-De que material elas eram feitas?

ADRIEL ALMEIDA - A de close que veio era feita de fibra de vidro e a de ação era feita de espuma emborrachada,as outras eram todas de ação mas eram feita de lycra,uma lycra especial.

LUIZ GUEDES -Você ou algum colega seu chegou a se machucar nas apresentações?

ADRIEL ALMEIDA - Sim,eu já me machuquei em cena,já machuquei o joelho e o ombro e até já fiz um final de semana todinho os espetáculos com torcicolo.

LUIZ GUEDES - Você se lembra de algum fato curioso emquanto você se apresentava como jaspion e changeman no tokyospace? alguma loucara feita pelos fãs,pelas crianças ou até mesmo pelos jovens ou adultos da época?

ADRIEL ALMEIDA - Sim já teve criança que foi tão perto do palco que quase foi queimado pelas explosões que eram os efeitos do show,e aquelas que se escondiam atrás das cortinas para conseguir tirar uma foto,mas eu sempre os tirava de lá,mas era muito engraçado. "uma vez em uma apresentação que eu estava fazendo no RJ,exatamentamente no Rio Centro,tinha uma criança fascinada com os personagens.O seu pai chegou bem perto dizendo que aquilo era tudo de mentira que os personagens da tv não lutava,e nem saltavam.Eu escutei tudo,e então cheguei perto do pai e pedi um espaço.Fiz uma sequência de saltos e o pai ficou de olhos arregalados.Novamente eu cheguei perto dele e disse para ele nunca tirar a fantasia de uma criança pois quando a criança perde as suas fantasias ela deixa de ser criança e quando os adultos não respeitam as fantasias das crianças é por que eles nunca tiveram em que acreditar. Então para todos os fãs, nunca deixem de acreditar em fantasias pois só assim seu espírito,suaalma e seu coração continuarão jovens crianças....."

LUIZ GUEDES - Que fim leveram as armaduras dos personagens?

ADRIEL ALMEIDA - Grande parte do figurino das nossas apresentações foram leiloados.

nota:algumas fantasias(como a dos flashman) foram para a Argentina,mas grande maioria se encontra com Toshihiko Egashira)

LUIZ GUEDES -Em sua última apresentação como jaspion,você chegou a se emocionar?conte-nos como foi.

ADRIEL ALMEIDA - Sim foi muito triste,sempre quando acabava o show e não tinha crianças para tirar fotos eu ia rapidinho tirar a fantasia pois era muito quente,mas valia a pena.No último show eu não queria tirar o metaltex e chorava muito,foi muitodifícil.Lembro-me até hoje,pois a despedida foi muito emocionante para mim.

LUIZ GUEDES -Caso surja interesse novamente em se realizar esse tipo de espetáculo você estaria disposto a encenar novamente?Seja como Jaspion ou até mesmo espetáculos com os novos heróis de tokusatsu da atualidade?

ADRIEL ALMEIDA - Sim,interesse há,mas não sei se como ator.Eu poderia até dirigir,coreografar pois eu já estou com 40 anos mas podemos pensar sim.

LUIZ GUEDES -Gostaria de agradecer a você por nos ceder essa entrevista e deixar um espaço em aberto para você mandar alguma mensagem para os seus fãs de Jaspion e Changeman.

ADRIEL ALMEIDA -Para todos os fãs das séries dos Super Heróis,enfim,para que todos nunca deixem de sonhar,nunca deixem de ser criança,cresçam e realize sua vida.Mas nunca se esqueçam que sua infância foi maravilhosa e sempre existirá uma criança pronta para sonhar.Eu sonho até hoje.E vivo sempre como se fosse o primeiro e o último dia da minha vida,então viva intensamente para que amanhã você não se arrependa.

Para todos os fãs só tenho a dizer um muito obrigado por vocês existirem e para quem quiser manter algum contato comigo ou fazer alguma pergunta e tirar dúvidas estarei pronto para responder.Um forte abraço a todos.


POR:LUIZ GUEDES

2 comentários:

Unknown disse...

Olá meu nome é André Leandro sou daqui de Curitiba -PR, é um prazer em ver q tem uma pessoa q fez um herói q sou fã, q gostaria de pedir sua ajuda.
eu tenho 22 anos e sou fã da cultura japonesa e faço roupas personagens e participo de concursos de "COSPLAY" e to tentando fazer a armadura do metal heroi JASPION mas ñ sei como comessar e ñ achei nada que pudese me ajudar ou pessoa q tenha feito a armadura mas vc fez perfeito como eu gostaria de fazer, ai peço a sua ajuda, para mim seria um sonho realizado.
Muito Obrigado
OBS:Essas são as roupa que eu ja tenho http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=16910639894068473868&aid=1 em meu album do orkut... basta acessar o link acima. ou se puder entrar em contato andrezinho_bunitinhu@hotmail.com, ficaria imensamente grato pelo seu contato.

desde já agradeço pela atenção.

Cordialmente

André Leandro

RODRIGO SAX disse...

Olá Adriel tbm sou um fâ do Jaspion e eu gostaria de saber onde vc comprou esta roupa?