sábado, 16 de janeiro de 2010

EXCLUSIVO - ENTREVISTA COM TOSHIHIKO EGASHIRA


Galera é com muito orgulho que eu, Luiz Guedes, apresento para vocês uma entrevista INÉDITA com Toshihiko Egashira, dono da Everest Vídeo/Tíkara Filmes!!


Guedes - Primeiramente queria lhe agradecer por você ceder uma entrevista comigo tão gentilmente.

Vamos às perguntas:

Guedes – Em outras entrevistas o Sr. disse que trabalhar com seriados japoneses aconteceu quase que por acaso mas que foi, digamos, um negocio da China. Sabemos que empresas americanas para licenciar filmes para outros paises acabam fechando pacotes com outros titulos menos expressivos, ou melhor, encalhados, para forçar os distribuidores a comprar tais titulos. Com Jaspion e Changeman por exemplo, houve algo semelhante? Tipo um pacote com animes ou outro tipo de produção como condição para licenciamento desses dois seriados? Conte-nos mais detalhes das negociações na época.

ToshiNão foi por acaso, na época eu tinha uma video locadora no bairro da liberdade que alugava fitas japonesas, e dentre estas haviam esses tipos de seriados, que faziam muito sucesso. Por esse termômetro resolvi apostar neste negócio. Como a negociação destes seriados (Jaspion e Changeman), que foram precursores, na ocasião não houve nenhum tipo de exigência nem pacote, e sim, do mercado brasileiro não havia nenhuma procura de adquirir os seriados, por este motivo, a negociação na época foi bastante tranquila.


Guedes – Sabemos que o sucesso de Jaspion e Changeman não era esperado nem pelo senhor e seus sócios, mas que lhes surpreendeu marcando uma geração inteira com produtos derivados, brinquedos e a invasão desse gênero de seriado no país. Mesmo tendo tanto sucesso, parece que o Sr. desistiu de trabalhar com essas series. O senhor nao pensa mesmo em trazer pelo menos as series antigas agora em DVD em nosso pais? Haveria alguma possibilidade?

Toshi - Se na época não houvesse uma boa probabilidade de sucesso, nem eu, nem ninguem apostaria bancando um jogo tão alto (compra dos direitos, importação das masters, fitas de m.e, traduções e versões, masterizações, etc). Com a audiência que alcançamos, licenciamos muitas linhas de produtos como todos sabem. A desistência foi uma consequencia de falta de espaço
(programas diurnos estão lotados de programas de culinária e afins que interessam atualmente às emissoras de tv) e também o público infantil da época parecia estar cansado deste gênero. No início atingimos uma pontuação de 12 a 15 pontos, e quando
tirei do ar estava em torno de 1 a 2 pontos, isto não interessa a ninguém, nem a emissora, fabricante de brinquedos e nem a mim. O lançamento em DVD pode ser interessante, desde que lançado por uma empresa preparada neste ramo, e que este seriado não seja o único produto. Hoje não penso em trabalhar neste ramo de negócio, por enquanto.

Guedes – É incontestável que as emissoras na época, como você mesmo disse em outras entrevistas, tinham um olhar fechado para essas séries. Globo, SBT e Band recusaram de cara a proposta da Everest Video de passar as produções. A única rede de tv que tomou a iniciativa foi a Rede Manchete.Houve algum tipo de contrato especial com essa emissora que lhes desse tanta vantagem em vincular esses seriados na grade de programação? O Sr tinha alguma relação proxima com o Sr Adolpho Bloch ou alguém influente na emissora?

ToshiA minha relação com o Sr Adolpho Bloch era extritamente
comercial, sem nenhum vinculo especial; A negociação foi fechada na época dentro dos moldes que aconteciam.


Guedes – Ainda com o tema Rede Manchete. À beira da falência essa emissora chegou a reprisar os seriados Hikari Sentai Maskman e Sekai Ninja Sen Jiraiya. Maskman era da Everest Video e Jiraiya da Top Tape. O Sr. autorizou a Rede Manchete a reprisar Maskman e renegociou com a Toei os direitos de Jiraiya para eles exibirem, ou eles colocaram no ar mesmo sem direitos?

Toshi - Os direitos do Jiraiya na época que a Rede Manchete reprisou junto com Maskman, eram meus e eu autorizei-os.


Guedes – Conte-nos sobre o Circo Show Tokyo Space. Como surgiu a idéia de se fazer circo shows com os herois pelo brasil? E porque, mesmo com o sucesso do circo, os shows pararam? Havia previsão de turnês pelo Brasil?

ToshiAntes do circo, iniciamos o show (live) copiando o que acontece no Japão, fazendo shows ao vivo em ginásios, e antes mesmo do circo fizemos o show em São Paulo no Anhambi, em Belo Horizonte no Minerinho, Porto Alegre, etc, e numa das ocasiões recebemos convite de fazer show dentro do circo (Bartollo), foi uma ótima experiência e resolvemos montar a nossa trupe. O circo perdurou por 3 anos, tempo aproximado das melhores pontuações dos seriados.

ToshiHavia sim, nós fizemos os Estados: SP, RJ, PR, MS.



Guedes – Foi fácil conseguir as armaduras originais do seriado para os shows dos heróis? Elas custaram muito caro?

Toshi -Foi fácil conseguir as armaduras mas muito difícil de transportar até o Brasil, o custo dela estava vinculado a participação da renda das bilheterias.


 Guedes – Ano passado eu entrevistei Adriel de almeida, que participou do circo show Tokyo space como dublê do JASPION e de varios outros heróis! Ele me disse que não sabe do paradeiro das armaduras utilizadas nos shows. Recentemente foi publicada uma foto sua junto com alguns produtos da antiga Everest video. O que chamou a atenção dos fãs foi a presença do capacete do Solbraver -Solbrain- e do Red Mask -Maskman- na foto com o Sr. O sr. ainda guarda as armaduras? Qual o paradeiro delas? O sr.as venderia?

Toshi - Não, não tenho o direito de vender as armaduras e ainda guardo os que foram fabricados em materiais rigidos como fibra de vidro. Nos que foram utilizados materiais como pano, EVA, napas, etc foram todos deteriorados.


Guedes – O Sr. fundou a Everest Vídeo sozinho? Quem foi Wilson Katakura? Existem boatos que o Wilson era seu sócio e braço direito na Everest vídeo, e que devido a alguns desentendimentos entre vocês, o sr. decidiu fechar a Everest vídeo e fundar sozinho a Tikara Filmes! O que é verdade e o que é mentira sobre isso?

Toshi - Não, foi junto com o Wilson que éramos sócios. Na dissolução da sociedade alguem tinha que dar continuidade nas negociações com a Toei Co e o link com eles era eu, por esse motivo fiquei com a Tikara filmes que deu continuidade no trabalho.


Guedes – Infelizmente outros seriados acabaram tendo uma distribuiçao desastrosa feita por empresas concorrentes aventureiras. Uma trilogia chamada Policiais do Espaço (GAVAN, SHARIVAN, SHAIDER) foi a que mais sofreu com isso, sendo dois dos seriados importados diretamente pela Rede Globo e um terceiro por uma empresa chamada Oro Filmes. A toei company chegou a lhe oferecer essas três séries? O Sr tem ou tinha contato com o proprietário da tal Oro Filmes (que tambem trouxe Goggle Five e Machineman)?

ToshiNa ocasião do sucesso do Jaspion e Changeman, estes seriados citados aproveitaram o vácuo do mercado e colocaram nas emissoras concorrentes, e como pode ver eram seriados mais antigos, e na época a Toei já tinha vendido os direitos para outros países, o que incluia o Brasil. E não conheço os proprietários.


  Guedes – Uns tempos atrás um fã entrou em contato com a top tape para procurar informaçoes sobre os LPs lançados por eles com musicas de Jiraiya, Lionman, Jiban, Changeman e Jaspion. O setor administrativo disse ao tal fã que esses LPs foram lançados sob encomenda da empresa Japonesa. Afinal, foi a toei que lançou esses LPs no Brasil ou foi a Everest Video e a propria top tape (no caso das séries deles)?

ToshiForam lançados através da Top Tape, licenciados pela Everest.


Guedes – Agora falando dos LPs. Algumas series tiveram LPs lançados com as músicas adaptadas para o Português. Em um LP do Blackman observamos duas músicas de dois seriados que nunca passaram aqui, Choudenshi Bioman e Taiyou Sentai Sun Vulcan. Por que motivo essas músicas foram parar esses LPs?

Toshi - Eram músicas de seriados que estavam no nosso catálogo de lançamentos futuros, que por algum motivo foram retirados do projeto.



Guedes – É sabido que as séries vinham em película que depois de dubladas passavam para fitas beta MASTERS.Um ex-funcionario da Everest Video alega extra-oficialmente que muitas fitas MASTERS com dublagens de varios titulos da antiga empresa eram jogados fora. Disse até que talvez não existam mais cópias dubladas dessas series. O Sr guarda todas as séries e filmes completos em seu acervo com todas as dublagens, ou a informação de que esse material estaria perdido é procedente?

ToshiTodas as fitas chegavam no formato magnético ( U-matic,1polegada, Betacam) e masterizado na fita que interessava; e todas masters dubladas estão guardadas.


Guedes – Black Kamen Rider, Spielvan e Jiban não tiveram o seus finais exibidos na Rede Manchete, o mesmo aconteceu com a série CYBERCOPS, da SATO COMPANY. Recentemente o Sr.Nelson Sato, da Sato Company, liberou para os fãs os dois últimos episódios dublados dos Cybercops! Após esse fato surgiu um boato que os finais de suas séries chegaram a ser dublados, mas não foram exibidos pela Rede Manchete, assim como a série Cybercops. O sr. confirma isso? De fato esses finais foram dublados?

Toshi - A série Spielvan não teve exibido o último capítulo por uma tentativa de não envelhecer o seriado, que muitas vezes repetia o filme. E do Black Kamen Rider o último capítulo não chegou por erro da administração. O Jiban não era o meu seriado.


Guedes – Mesmo com o sucesso de seriados como Changeman, Jaspion, Kamen Rider. Porque você não comprou os filmes e especiais dessas séries na época?
 
ToshiA compra de qualquer edição especial significava mais investimentos e riscos, para ter retorno não bastava atender os pedidos dos fãs dos seriados, tinha os lados dos fabricantes de produtos.



Guedes – Porque o Sr. vendeu os direitos das séries Kamen Rider Black RX, Metalder e Spielvan para a SABAN ENTERTAINMENT montar os VRTROOPERS e MASKED RIDER? Foi uma decisão sua ou eles lhe obrigaram? O Sr. se arrependeu?

Toshi - Não, ninguém me obrigou e nem me arrependi, foi uma decisão técnica e a transação valeu a pena (financeiramente).

Guedes – Caso tenha vendido essas séries para a Saban, o sr ficou com algum material delas, correto? Presumo que foram vendidos somente os direitos autorais, ou estou errado?

Toshi - Como o Saban ficou com o direito mundial exceto no Japão, os materiais foram entregues todos ao Sr Saban.

Guedes – A Saban não existe, faliu. Logo as séries que o Sr. vendeu podem ser exibidas novamente. Os direitos dessas series ainda lhe pertecem?

Toshi - Não, os direitos autorais após expirar a sua validade volta-se ao produtor original, que seria a Toei Co.


Guedes – O sucesso de Changeman foi tão grande quanto o de Jaspion. Até hoje Jaspion é relembrado na televisao por artistas como Faustão, que sempre que falam de japoneses acabam citando o nome do herói. Changeman chegou a ser referenciado em um programa dos Trapalhões na Rede Globo nos anos 90, dando indícios de que a Globo reconhecia o sucesso dos herois coloridos. Em algum momento a Rede Globo chegou a procurá-lo para comprar algum seriado, quem sabe tirar da manchete os direitos de Changeman e Jaspion?

Toshi – Na época não.

Guedes – A Everest Vídeo trouxe Comando Dolbuck, Turma do barulho e tentou trazer Doraemon. Como empresário, como você avalia o retorno das animações japonesas na época de Jaspion? Chegaram a lhe oferecer o animê CAVALEIROS DO ZODIACO. Porque o Sr. não se interessou pela série? Seria pelo baixo retorno dos animês que a Everest teve na época?

ToshiTudo teve seu momento certo, naquela época não só os telespectadores mas todo o resto das pessoas que faziam parte (licenciadores, exibidores, jornalistas, empresários, etc) acreditavam nestes tipos de filmes (live action). O seriado Cavaleiros do Zodiaco foi oferecido sim, mas não enxerguei na ocasião o modo de trabalhar com este seriado.

Guedes – Corre uma historia de que o senhor teria comprado os direitos de Jiraiya da Top Tape. Isso ocorreu de fato ou é só um boato? O senhor tem as películas ou as submasters dessa série em seu poder? E qual o destino que tomou a série Jiban? O senhor não quis comprá-la também?

Toshi - Jiraiya sim, e as submaster estão guardadas,o Jiban não me interessei e não sei o destino da série.

Guedes – Os seriados importados pela Everest e Tikara filmes há quase 20 anos nao passam na tv nem são relançados. Quando exibidos pela ultima vez na Rede Manchete (1999), as series MASKMAN e JIRAIYA apresentavam falhas horriveis no audio e na imagem, como se as fitas estivesse mal conservadas. O senhor tem todos os seriados que trouxe pro Brasil ainda com as dublagens? E caso alguem queira lançar essas series em DVD no mercado brasileiro, o senhor venderia os direitos das dublagens?

ToshiOs defeitos de audios ou imagens pode ter ocorrido pelo números de reprises que eram feitas, as fitas estavam cansadas. O direito da dublagem é um pouco mais complexo, não depende só da minha vontade, preciso checar a lei da época e do contrato de dublagem que foi feita.


 Guedes – Como empresário, o Sr. acha que séries consagradas como Jaspion, Changeman, Black Kamen Rider e Jiraiya trariam retorno caso fossem lançadas em DVD?
 
ToshiO sucesso destas séries é um pouco duvidosa, as crianças de hoje vivem num mundo diferente daquela época, hoje temos internet, games ágeis e poderosos, etc
.
Guedes – Falando em Bioman, o Sr Chegou a comprar esse seriado, correto? Chegou a ser dublada essa serie ou quando o Sr escolheu changeman para ser lançado primeiro mandou dublar so essa mesmo?

Toshi - Só dublamos o Changeman.

Guedes – O que o fez parar de mexer com seriados(tokusatsu) e desenhos japoneses?

Toshi - l) Falta de espaço na tv 2) Invasão de produtos como brinquedos de Paraguai/China, e consequente enfraquecimento e desinteresse dos fabricantes nacionais. 3) O valor do contrato com as empresas japonesas estavam muito inflacionada.



Guedes – O Sr. tem interesse de voltar a trabalhar com essas séries? Não só com as antigas, mas com as novas também? Algo como trabalhar com um novo “Jaspion”, um novo “Changeman” e voltar com os brinquedos e circo shows?

Toshi - Por enquanto não, quem sabe num próximo futuro quando mudar este quadro atual.

Guedes – O senhor não pensa em tentar inserir essas series na programaçao da Rede TV? No começo dessa emissora eles exibiram dois seriados da tikara filmes, demonstrando interesse em coloca-los em sua programaçao. Mas teve o problema com os direitos que o senhor nao havia vendido a eles. O senhor nao acha que recontratar com a toei algumas series e oferecê-las à Rede Tv não daria bons frutos?

Toshi – Para a recolocação dos filmes, necessitamos de várias situações: a) interesse da emissora em exibir com regularidade b) interesse de fabricantes de vários produtos c) reprisar significa pagar novamente a parte do detentor dos direitos (Toei Co), sem saber se haveria sucesso.

Guedes – O Sr. ainda tem os direitos de alguma série? Quais?

Toshi - Hoje preciso checar nos contratos quais estão validados,mas tenho o direito preferencial de todos que eu exibi.


 

Guedes – O gênero SUPER SENTAI, nome este atribuído a séries com esquadrão colorido, vide Changeman, Flashman e Maskman foram compradas pela Disney. Logo as novas séries super sentai produzidas no japão são adaptadas e transformadas em POWER RANGERS. O Sr.saberia dizer se mesmo com o contrato existente com a disney, a TOEI venderia um seriado super sentai original para o Brasil?

Toshi - Não, uma vez vendido o direito mundial, você terá que procurar pelo atual detentor.

Guedes – Ainda na época da Manchete, por que o Sr. desistiu de trabalhar com os tokusatsus e partiu para os animes? Vide Shurato e YuYu Hakushô.

Toshi - É simples,o estilo tokusatsu estava na linha decadente e os animês em alta.

Guedes – Em 2004 YuYu Hakushô foi relançado no brasil por uma outra empresa. Alguém chegou a lhe procurar para negociar os direitos de dublagens ou mesmo das versões em Português das músicas da série?

Toshi - Não

Guedes – Muitos fãs pensam (sonham) em seguir seus passos e criar uma nova “Everest Vídeo”. O problema são os valores de importação das séries. O Sr teria uma estimativa atualizada de quanto custaria em media para se importar por exemplo UM dos seriados que o Sr importou nos anos 80/90 ?

Toshi - Imagino que um seriado de 50 episódios custaria hoje no contrato/advance em torno de US$300.000 mais royalties.


Guedes – E pra finalizar, o Sr. se arrepende de ter feito ou de não ter feito alguma coisa em relação a essas séries? Qual balanço você faria da sua trajetória como empresário desse meio? Que conselho você daria para uma pessoa caso ela queira entrar nesse mundo de negócios para trabalhar com essas séries?

Toshi - Trabalhar não significa divertir e que isto termine em sucesso do negócio, vocês mesmos sabem que até uma empresa gigante como era Saban Entertainment quebrou. Para época o Jaspion e Changeman foi bom, será que vai ser bom de novo? Ou temos outros tipos de negócios mais interessantes para o mundo atual? De arrependimento não tenho nada, foi muito bom e excitante!

Abraços e muito obrigado pelo carinho de vocês.

Toshi.

Um comentário:

fabio rogerio disse...

ola luiz meu email fr-crivella@bol.com.br como faço para vc me enviar os comerciais dos brinquedos winspector, solbrain e jiban estou disisperado atras destas reliquias . aguardo seu contato.